Você sabia que ''Pense Em Mim'' de Leandro e Leonardo nasceu como um reggae?


Acredite se quiser, um dos maiores hits dos anos 90, a música "Pense Em Mim" de Leandro e Leonardo nasceu como um reggae.

Do reggae ao sertanejo, parece estranho para você? Para nós também, porém, a música "Pense Em Mim" —  hit de grande sucesso na voz de Leandro e Leonardo — reflete isso perfeitamente. A matéria foi publicada no site Noisey da Revista Vice e você pode conferir ela completa (acessando aqui).

REGGAE DO MORRO - A história de música "Pense em Mim" começa em 1985, no Morro da Nova Cintra, em Santos. Em uma noite de novembro daquele ano, dois integrantes da Nova Dimensão, banda de bailes da cidade, estavam se preparando para um ensaio naquilo que chamavam de estúdio (na verdade, um quartinho de fundo na casa dos pais de um deles). Estavam lá o baterista Douglas Maio e o guitarrista e filho dos donos da casa, José Ribeiro. A sonzeira foi interrompida quando uma amiga da dupla, que morava nas redondezas, chegou se lamentando e chorando com a situação do noivado. Tava rolando uma crise. Parece que os noivos tinham terminado.

Zoeira extrema, Maio mandou: "Em vez de você ficar chorando por ele, por que você não chora por mim?". Ligeiro, Zé Ribeiro começou a botar uns acordes no violão enquanto pedia para o amigo transformar aquelas frases em melodias. "A música nasceu em cinco minutos", recorda o batera. Com um detalhe: "Pense em Mim" surgiu reggae, algo muito mais parecido com aquilo que uma banda de Santos faria. Virou sertanejo depois.

Capa do disco 'Vol. 4' em que está o clássico
"Pense em Mim". Foto: Divulgação.
"Daquele primeiro rascunho, a música só teve uma lapidação. Ela tinha a estrofe 'Vamos pegar o primeiro TREM com destino à felicidade'. O Zé falou 'Porra, trem não. Trem é muito esquisito. Nós não somos mineiros'. Nisso, passou um avião. E o Zé falou: É isso! Vamos pegar o avião'", conta Maio. Estava incorporada ao repertório da banda Nova Dimensão "Com Destino à Felicidade".
Em um dos shows na boate Love Story, em Santos, o grupo decidiu mandar aquele reggae, com o próprio Maio cantando na batera, e o som chamou a atenção de um músico da casa. Era Mário Soares, a terceira pessoa a levar os créditos de composição do hit. No Facebook, ele até se apresenta como Mário Soares "Pense em Mim".

Depois do show, Mário chegou na galera da Nova Dimensão curioso sobre uma música que dizia "Pense em mim, Pense em mim". Ele estava gravando um trabalho solo e queria contar com aquele som. Maio e Ribeiro liberaram, escrevendo de próprio punho a autorização. Não envolvia grana. Todo mundo era fodido.

Só que pouco depois, Mário se transformou no tecladista da banda da "Caravana do Bolinha", aquele rolê organizado pelo apresentador da Band que levava shows sertanejos para os cafundós do Brasil. Em um desses shows, o santista mandou "Pense Em Mim" e agradou o dono do pico. Bolinha convidou Mário para tocar aquele som no programa dele na TV. Tentamos falar com ele para essa reportagem, mas ele não respondeu às mensagens. Nessa entrevista de 2009, o músico relembra esse período.

No dia da apresentação, Bolinha, um dos responsáveis por fomentar o sertanejo antes que o gênero se tornasse um tsunami comercial, recebia também uma dupla novinha vindo de Goiânia, Leandro e Leonardo. Os moleques ouviram o santista e piraram.

Àquela altura, o reggae de Santos já tinha virado uma balada romântica sofrida, ao estilo Roberto Carlos. Aconteceu quando Mário gravou o som. A melodia clássica no sax nasceu com o maestro Areia Lima, que rearranjou a balada. Leandro e Leonardo apenas preservaram a pegada.
“Eu nunca gostei dessa música. Achava chata porque foi algo que nasceu numa brincadeira. Não tinha sentimento, coração”, conta Maio.     
Ainda que a canção original não envolvesse sentimento, naquele dia no Bolinha, Leandro e Leonardo arrancaram suspiros com a sua interpretação. Isso sem contar o fato de que faltava uma música para a dupla completar o repertório do próximo disco, o bombástico Vol. 4.

VIDA QUE SEGUE

Depois de “Pense em Mim”, Leandro e Leonardo se tornou a dupla sertaneja de maior sucesso do Brasil, atingindo a marca de 35 milhões de discos vendidos. No repertório, foram quase 30 hits inquestionáveis do gênero, até a morte de Leandro em 1998. E “Pense em Mim” se transformou em hit internacional, sendo gravada em 25 países diferentes.

Orlando Ribeiro se aposentou como funcionário contratado da Gravodisc pouco tempo depois do estouro da dupla. Desligou-se em setembro de 1993, e foi morar em Leme (cidade a 190 km de São Paulo). No entanto, ele continuou atuando como frila nas funções de músico (toca acordeon e sanfona), produtor e engenheiro de som. Chegou a gravar outros discos na própria Gravodisc. Hoje em dia, mora em Campinas, onde ainda está pronto para realizar pequenos trampos.

Mário Soares seguiu a vida como cantor e compositor. Conseguiu que outras músicas suas fossem gravadas, incluindo “Mais Uma Noite Sem Você”, lançada em “Leandro e Leonardo Vol. 6. Em 2012, candidatou-se a vereador em São Vicente (SP). Com um jingle pouco inspirado, foi derrotado nas urnas.

Douglas Maio, 62, nunca mais conseguiu emplacar composição com artista nenhum, nem Leandro e Leonardo. “Há muita máfia no meio artístico”, diz ele. Tentou seguir carreira solo e também se aventurou em uma dupla sertaneja, Douglas Maio e Mariano. Nesse caso, diz que a carreira foi prejudicada por episódios de racismo, incluindo na TV.

“Acertamos uma apresentação no Gugu [que na época tinha programa no SBT], mas quando a produção viu que eu era negro, decidiram adiar. E nunca houve a apresentação. Tenho uma mágoa muito grande do Gugu.”

Com tudo isso somado, além da morte do filho, Maio entrou em depressão e ficou 10 anos afastado da música. Voltou a trabalhar como pintor de paredes. O retorno à música aconteceu no ano passado, com a fundação da gravadora Top Som Music.

Como todo recomeço, Maio está de volta ao ponto de onde tudo teve início. Neste ano, ele também voltou a tocar e regravou aquele reggae do Morro. Um quarto de século depois, “Pense em Mim” deixou de ser sertaneja e voltou a ser reggaera:

Ouça Douglas Maio cantando Pense Em Mim na versão reggae.



O Bruno Romani descola as melhores pautas e está no Twitter.

Siga o Noisey nas redes Facebook | Soundcloud | Twitter