Sente o Som: Aline Duran lança novo álbum mostrando suas outras influências musicais

Capa do álbum "Sente o Som".
Aline Duran lança o seu novo álbum, e mostra suas outras influências musicais.

Aline Duran, cantora e compositora paulistana, acaba de lançar seu mais novo trabalho autoral, intitulado “Sente o som”. Gravado no Estúdio Baeta, trata-se de um álbum contendo nove faixas, das quais sete delas foram produzidas por ela mesma junto com Francys Silva, Rafael Labate e Edu Diux.

O disco também traz uma música produzida por Ziggy Coltrane, onde Aline faz um dueto com Bunny Rugs (cantor da renomada banda Third World), além de seu já conhecido single “Sorrir pra mim”, produzido por Alberto Vaz.
Em seu novo álbum,

Aline Duran ampliou seus horizontes para além do ritmo jamaicano, se aprofundando em suas outras influências musicais como o R&B e o Soul, além de um flerte com o Jazz, e o resultado é uma sonoridade com uma gama coesa destes estilos.

Após o seu disco de estreia - que foi considerado um dos grandes trabalhos de reggae contemporâneo -, a artista resolveu produzir seu sucessor fazendo jus a alguns de seus ídolos como Erykah Badu e Ella Fitzgerald, sem se prender a categorizações, fazendo parte da nova geração de artistas que fazem música sem fronteiras.
Segundo ela: “Estou em busca da minha própria linguagem musical e prezo muito a liberdade no processo criativo para realizar um trabalho cada vez mais autêntico. Preciso estar sempre me reinventando e deixo a minha música expressar essas transformações”.
A versatilidade mais uma vez acompanha suas músicas tanto nas composições, que carregam romantismo e mensagens conscientes de uma forma bastante pessoal, quanto em sua interpretação expansiva, onde vocais melódicos e falados se misturam naturalmente. As faixas caminham por climas que vão desde a calma e alegre “Numa boa” e chegando até a singular e indomável “Mais que uma canção”, todas com arranjos muito bem amarrados entre si.

Sobre o belíssimo dueto na faixa “I believe in you”, ela declara: “Foi uma honra poder realizar esta parceria e um dos maiores privilégios que já tive em minha carreira, me apaixonei pela canção assim que a escutei, e incluí-la no disco foi uma forma de homenagear o grande artista que foi o Bunny Rugs.” A faixa foi produzida em Nova York, escrita e arranjada por Kwame Heshimu, e teve a participação de músicos como Jonathan Fritz e de Victor ‘Ticklah’ Axelrod, fundador das bandas “Easy Star All-Stars” e “Antibalas Afrobeat Orchestra”. Tal como a própria faixa título “Sente o Som” sugere, a proposta deste novo trabalho da artista é sentir o som e, a partir disto, desfrutar de suas nuances sem limitações.

A nova temporada de shows conta com um repertório recheado de ska-jazz e neo soul, e uma boa receptividade de quem assiste. Aline Duran e sua banda transmitem uma energia que faz com que o público se identifique com suas canções, e segundo a própria cantora afirma: “O show é o momento de maior entrega e a energia acaba sendo mais intensa pelo fato de haver essa troca com as pessoas. É onde a música se torna nossa”.

Ouça Aline Duran - Sente o Som