O verdadeiro significado das cores do Reggae



VERDEAMARELO E VERMELHO, acho que todo mundo ou quase todo mundo já deve ter visto essas cores juntas, talvez em alguma roupa ou simplesmente em uma pulseira. Muita gente fala que são as "cores do reggae" e confirmamos que realmente é! Porém, existe outro grande significado, que não se resume em apenas ser as "cores do reggae", mais também ser as cores da bandeira nacional da Etiópia e as principais cores para os seguidores do movimento rastafári; ambos com o mesmo significado.

Confira os significados das cores abaixo:

VERDE = terra e esperança
AMARELO = a igreja e a paz
VERMELHO = poder e fé

As cores representativas tem valores tanto materiais (físicos) quanto metafísicos (ou espirituais). O físico, no verde, se relaciona à Terra-Mãe, natureza, fauna, flora tão exuberantes, na África, assim como no Brasil, fonte de vida e prosperidade, terra provedora de abrigo e alimento. O aspecto metafísico do verde é a esperança porque esta cor está ligada, nas tradições esotéricas mais antigas, aos fenômenos de renovação. No Taro, oráculo de cartas de origem hindu-egípcia, a carta XX, tem o verde como cor destacada. O arcano (a carta) chamado O Julgamento, mostra três figuras que se erguem de um túmulo diante de um anjo apocalíptico, uma cena de ressurreição.

Nos tons do amarelo e do vermelho se concentram outros significados subjetivos. A Paz, condição necessária a uma existência saudável; a Igreja, como força social de união entre os povos; o poder, como capacidade de realização de metas, de transformar sonhos em realidades e, finalmente, a Fé, sem a qual estas capacidades não podem ser alcançadas. É pela fé que se mantém a persistência rumo a um objetivo não obstante os numerosos obstáculos que se interponham entre uma pessoa e suas aspirações mais elevadas.

Texto adaptado SurfoReggae 

OBS: Algumas bandas também podem interpretar e cantar de uma forma diferente, como a banda Ponto de Equilíbrio, que na canção "Nossa História", interpreta o significado de outra forma, cantando: "Verde do verde que foi derrubado, amarelo do ouro que nos foi roubado, vermelho do sangue que foi derramado". Essa interpretação também é válida, e serve tanto para a África, quanto para o nosso Brasil, apesar de ter se distanciado do significado da bandeira da Etiópia.