As palavras de Hailê Selassiê que serviu de inspiração para Bob Marley



Quem já ouviu a música WAR de Robert Nesta Marley muitas vezes não sabe de onde venho a inspiração para Bob fazer esta canção.

Mas podemos dizer que essa inspiração venho da própria inspiração de um grande homem que habitou esta terra; falamos de Hailê Selassiê. Quem ouve reggae, já deve ter ouvido falar no Deus Rastafári ou em JAH Rastafári, que para quem não sabe, refere-se ao imperador da Etiópia Hailê Selassiê, considerado o símbolo religioso do Deus encarnado na terra para os adeptos do movimento rastafári. É importante também falar, que muitos que segue a religião também tem uma opinião diferente e não acredita em Hailê Selassiê como Deus encarnado, apesar de respeitá-lo e respeitar quem acredita.

Sendo então, uma crença bem dividida entre os adeptos ao Rastafarianismo, porém, cada um tem a liberdade de acreditar ou não. Já voltando ao assunto, a letra da canção "War" de Bob Marley foi praticamente falada em discurso na Liga das Nações por Hailê Selassiê exatamente no dia 30 de junho de 1936, em Genebra, Suíça.

As palavras do mestre Hailê Selassiê foram eternizadas na canção WAR do rei do reggae Bob Marley, que foi o maior propagador do reggae e da Filosofia Rastafári pelo mundo.
Outras canções de Bob Marley também mostrava sua dedicação a religião Rastafári que para muitos não se resumem em uma religião, mas sim uma forma do homem viver, a busca de uma vida i-tal  e de ideais que abrangem a crença.

Confira o discurso serviu de inspiração para a canção "War", um dos maiores clássicos do cantor de reggae jamaicano Bob Marley.

Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa for mais importante que o brilho dos olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar as raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada. 
E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignóbeis que suprimem os nossos irmãos, em condições subumanas, em Angola, Moçambique e na África do Sul não forem superados e destruídos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e os interesses desumanos não forem substituídos pela compreensão, tolerância e boa-vontade, enquanto todos os Africanos não se levantarem e falarem como seres livres, iguais aos olhos de todos os homens como são no Céu, até esse dia, o continente Africano não conhecerá a Paz. Nós, Africanos, iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal.
Hailê Selassiê, em discurso na Liga das Nações, em 1936.


Ouça a canção War de Bob Marley com legenda em Português.



Indo mais a fundo em nossas prospecções, Hailê Selassiê profetizou palavras de uma pura realidade que ainda continuamos vivendo nessa babilônia. Vivemos em um mundo onde falta respeito, falta amor, convivemos com uma grande desigualdade social, preconceitos de todos os lados e de todos os tipos. A humanidade vive de uma maneira hipócrita, estamos todos divididos em classes e ideologias que leva o mundo a guerras e regimes opressores, sem conseguir ao menos garantir direitos iguais para todos os cidadãos.

Outra versão que achamos importante citar, é a versão da banda Tribo de Jah junto com Falcão da banda O Rappa. Uma versão da música WAR cantada em português, a mesma faz parte do álbum intitulado "Tributo A Bob Marley" da Tribo lançado em 2001.

Ouça a canção War de Bob Marley cantada pela banda Tribo de Jah e O Rappa (versão em Português).