The Holy Piby: Um texto rastafári escrito por Robert Athlyi Rogers


The Holy Piby (ou "O Santo Piby" ) é um texto proto-Rastafári escrito por um Anguillan, Robert Athlyi Rogers (m. 1931), para o uso de uma religião afrocêntrica nas Índias Ocidentais fundada por Rogers na década de 1920, conhecida como a afro-Athlican Construtivo Gaathly. A teologia descrito neste trabalho viu etíopes (no sentido clássico de todos os africanos) como o povo escolhido de Deus. A Igreja pregava a auto-suficiência e auto-determinação para os africanos, usando o Piby como documento orientador.

O Santo Piby é composta de quatro livros. O primeiro, intitulado "O Primeiro Livro de Athlyi Chamado Athlyi", tem apenas dois capítulos. O próximo, "O Segundo Livro de Athlyi Chamado Aggregation", é a maior, com quinze capítulos, o sétimo de que identifica Marcus Garvey como um dos três apóstolos de Deus. O "Terceiro Livro de Athlyi Nomeado Os fatos dos Apóstolos" apresenta dois membros proeminentes da UNIA-ACL, Robert Lincoln Poston e Henrietta Vinton Davis, como os outros apóstolos da Santíssima Trindade. O título do último livro é "O Quarto Livro de Athlyi Chamado Precaução". Esse livro é seguido por uma série de perguntas e respostas na qual Garvey, Davis e Poston são proclamados para ser os salvadores dos "filhos oprimidos da Etiópia" estilo catecismo.

Embora não seja estritamente falando, um "texto Rastafari", foi certamente a principal fonte de influência para muitos no movimento Rastafari, que ver Sua Majestade Imperial, o Imperador Haile Selassie I da Etiópia, como Cristo (ou melhor, a sua segunda vinda). Alguns Rastafari ver imperador Haile Selassie I como Cristo em seu caráter Kingly como está escrito no livro do Apocalipse, capítulo 5 e Sua Excelência, O Direito Honorável Marcus Garvey Mosia, como um profeta.

A edição original do Santo Piby foi publicado nos Estados Unidos, em Newark, New Jersey, em 1924. É muito raro. Não há cópias listadas em qualquer Biblioteca do Congresso, nem a Universidade de catálogos da Califórnia. O Santo Piby foi mesmo proibido na Jamaica e outras ilhas do Caribe, no meio e final de 1920.

O Santo Piby foi escrito por Robert Athlyi Rogers, que fundou uma religião afrocêntrica em os EUA e Índias Ocidentais em 1920. Movimento religioso de Rogers, a Igreja Construtiva Athlican Afro, viu etíopes (no sentido bíblico de negros africanos), como o povo escolhido de Deus e proclamou Marcus Garvey, o nacionalista negro proeminente, um apóstolo. A Igreja pregava a auto-confiança e auto-determinação para os africanos.
O original é muito raro. Não há cópias listadas em qualquer Biblioteca do Congresso ou da Universidade da Califórnia catálogos, que é altamente incomum. O Santo Piby foi proibido na Jamaica e outras ilhas do Caribe em 1920 média e tardia. Hoje o Santo Piby é aclamado por muitos rastafaris como fonte primária.
PRIMEIRO LIVRO DE ATHLYI
CHAMADO ATHLYI
CAPÍTULO I
A CRIAÇÃO
Desde o início, houve a Deus e falava e todas as coisas foram feitas, que são feitas.
O sexto dia, Deus fez o homem para a sua glória, e todas as coisas foram dadas a ele por sua posse e para o seu uso a mulher fez Deus do homem e para a glória do homem que ela servi-lo e suscitará descendência a ele.
E Deus descansou no sétimo dia e santificou-se que os homens deveriam fazer também.
Agora, quando o homem viu a mulher que foi feito dele e de sua glória, ele a amava e se casou com ela, consequentemente ela teve filhos até ele e tornou-se o pai ea mãe de todos os homens.
E Deus chamou o homem, Adão, Eva ea mulher. Eles foram de uma pele mista.
E aconteceu que Deus ordenou ao homem para dar nomes a todas as coisas que são feitas.aconteceu que Deus entrou no corpo de um morto desconhecido e os mortos tornou-se vivo, então ele anda sobre a terra em pessoa. Ele habitou entre os homens e fez muitos milagres para que o reino dos céus pode ser verificada. Ele sofreu perseguições e privações como um exemplo do que os ministros do evangelho deve sofrer para manter o reino de Deus entre os homens.
E aconteceu que Deus deu o nome de Elias, e ele invocou o nome do Senhor Deus, embora ele mesmo era Deus.
Agora, quando o tempo tinha aparecido por Deus para voltar, o anjo supremo ordenou a carruagem do céu para encontrá-lo. E quando o carro apareceu a Elias, ele subiu e voltou para o seu trono nos céus, onde reinou desde o início e deverá, até o fim, o Rei dos reis, e Deus dos deuses.
Se os homens nos dias de visita de Elias na terra tomado um registro certo de sua administração, muito antes deste dia, os habitantes desta terra teria conhecido como Deus de todos os homens.
p. 24
Pois Elias fazer o culto hostes celestiais como Deus do universo, e nele eu, Athlyi, acredite como o único Deus.
Ele é o Senhor da justiça e do amor, um Deus trabalhador, corajoso, onipotente, onipresente, um rei da simpatia e da justiça, doador de poder e de salvação, sobre este Deus, e só a ele, a sua lei e do Espírito Santo deve a Athlyians construir sua igreja.
Faremos todos os esforços para agradar e servir a ele, pois ele é o nosso Deus. Devemos adorá-lo com todo o nosso coração e com todas as nossas almas, pois para nós não há ninguém tão bom como o Senhor, nosso Deus. Quando o Senhor Deus da Etiópia está conosco na luta por aquilo a que temos direito, mostra-me o inimigo tão poderoso para nos para baixo? Em verdade vos digo que não há nenhuma.
Mas quem pode ser tão bom quanto o de agradar a consciência das pessoas que dizem que vós sois de Deus? Quem vai pagar esse preço? Você vai? Então, nesse caso, deitou-se e deixar que o público pisou em cima de sua cabeça por um bom nome.
Em verdade vos digo que para isso os Athlyians são ruins, mas na escala de Justiça, que eles não querem ser encontrados. Então vos hão de agradar ao Senhor Deus, criador do céu e da terra, e grande será a sua recompensa no reino dos céus.SEGUNDO LIVRO DE ATHLYI
CHAMADO AGREGAÇÃO
CAPÍTULO 1
HEAVEN triste
Por mais que as crianças da Etiópia, as pessoas favoritas de Deus de outrora, se afastaram de sua majestade divina, negligenciando a vida econômica, acreditando que poderia nas asas espirituais voar para o reino de Deus, conseqüentemente, tornou-se um dependente para o bem-estar dos outros.
Portanto, todo o céu estava triste e havia uma grande lamentação no Reino de Deus. Mães etíopes cujos corpos foram mortos por mil anos, chorando por suas gerações que sofrem e não serão consolados.
E eis que dois anjos do Senhor se assemelha dois santos da Etiópia apareceu diante Athlyi e perguntou-lhes o que é o grito?
E eles responderam-lhe, dizendo: mães etíopes que foram mortos por mil anos suplicantes diante de Elias para a redenção do sofrimento Etiópia e seus posterities que pelos pés das nações são pisadas.
p. 26
Convenção no Céu
Há uma grande convenção no céu, diz que os anjos do Senhor, vos hoje somos enviados pelo Senhor para felicitar. Pois tu és nomeado o pastor para liderar gerações da Etiópia a partir dos pés de opressão das nações, e não são nomeados também profetas para preparar o caminho diante de ti.
E sucedeu que, quando Athlyi ouviu estas palavras que ele temia, com grande espanto e virou o rosto dos anjos do Senhor. E apareceu-lhe sua divina majestade Jesus Cristo, o Príncipe do Reino de Deus, e disse: eis rapidamente os mensageiros de meu pai.
Neste Athlyi dizendo voltou-se para os anjos do Senhor e disse, sua vontade será feita, ó Deus da Etiópia, mas como eu posso ser o pastor, para levar milhões de milhões, mesmo a partir da extremidade da terra, quando, como eu sou, mas um galho diante dos olhos dos homens?
Os céus abertos
E os anjos do Senhor lhe respondeu dizendo, um galho que é feita pelo Espírito Santo, um instrumento para levar os homens, é grande à vista de p. 27 Deus, sobre a qual os exércitos da terra ou as hostes do inferno não prevalecerão.
E aconteceu que o anjo, que tinha a menos para dizer ergueu os olhos ao céu, estendeu os braços sobre a terra e exclamou: bendita sejas tu Etiópia, glória do Pai, tu Elias, Hosana, Hosana ao Senhor, louvor ye Douglas na Convenção tenham triunfo.
Não parecia uma bela luz na terra e quando a luz brilhou Athlyi olhou para o céu e contemplar o céu estava aberto e havia uma grande multidão de santos vestida de azul, milhões de milhões, tanto quanto os olhos podiam ver que havia uma poderoso exército.
Quando Athlyi procurou os anjos do Senhor, eles não eram e ele ouviu uma voz dizer "Athlyi" e outro "Athlyi", e ele olhou para cima e viu dois anjos subindo em direção ao anfitrião celestial.
Etiópia Ungido
E quando os dois mensageiros do Senhor eram midways eles clamaram a terra, dizendo: bendita sejas tu Etiópia para este dia tu és ungido, tu és abençoado com uma bênção, vos sempre unidos e levantar-se, deixe o mundo saber o seu Deus .
p. 28
E quando os dois anjos do Senhor se aproximou da multidão de toda a série rugiu com um trovão de alegria que abalou a terra como um poderoso terremoto.
E aconteceu que um anjo vestido em quatro cores se aproximou para recebê-los e toda a multidão celestial de pé e em silêncio formou um corredor.
E quando os dois mensageiros compareceu perante o exército celeste se inclinaram para a multidão e voltou-se ao redor e baixou também para a Terra.
Em seguida, veio para a frente o poderoso anjo vestido em quatro cores e colocado um anel de ouro sobre as suas cabeças, e avançou também duas mães da Etiópia, cada um com uma estrela na mão direita, e colocou-os no peito esquerdo dos dois mensageiros do Senhor.
E aconteceu que o céu ea terra tremeu três vezes e os dois anjos marcharam pelo corredor e juntou-se com a multidão.
Alegria no céu
Houve grande alegria no céu e cantando Hosana ao Elias, louvai Douglas; Bendito sejas tu Etiópia para sempre e para sempre, as pessoas no fim do mundo conhecido, e do mundo p. 29 desconhecido, deve olhar para a vinda de teus filhos com alimentos e com rainment.
E quando os dois anjos se juntou à multidão e o poderoso anjo tinha acabado o seu desempenho o anjo disse que estava vestida de cores virou-se para as hostes celestiais e disse:
"As mães da Etiópia, a convenção tem triunfado, suas tristezas trouxe alegria para a Etiópia, suas lágrimas ungi-la do solo com uma bênção, seus gritos acordaram os filhos em toda a terra, sim, nos quatro cantos do mundo desconhecido que eles estão excitados, e está profetizando, dizendo: preparai o caminho para um redentor. "
Pastor Ungido
Para a Etiópia neste dia um pastor é ungido, sim, como um pastor reúne suas ovelhas assim ele reunir a Deus, a geração da Etiópia mesmo do fim do mundo e levá-los de altura, uma nação entre as nações.
E os habitantes da terra saibam que o Senhor nosso Deus não abandonou a Etiópia, e que o forte é fraco contra o seu comando, e até nenhuma nação tem ele dado o poder para sempre.
Em verdade eu vos digo: Ai dos perseguidores do pastor pois ele é ungido por p. 30 o Senhor, nosso Deus, portanto uma gota de seu sangue ou o menor dos apóstolos a quem ele ungiu para administrar a lei para as gerações de Etiópia, ou o sangue de um profeta dentro da lei, deve quebrar em pedaços os opressores da Etiópia .
O Anjo Forte
Quando o poderoso anjo acabou de falar para as hostes celestiais, ele virou-se para a terra e disse: "As crianças da Etiópia, stand", e não brilhou sobre a terra uma grande multidão de negros não sabendo de onde eles vieram, então gritou instantaneamente o todo exército celeste: "Eis, eis que a Etiópia tem triunfado."
E aconteceu que o poderoso anjo falou para a multidão de negros, dizendo: "ai de quem diga que o pastor, ó tolo, ou ao menos de um apóstolo ungido para administrar a lei, pois não é o desejo do pastor, mas a vontade do Senhor, que é Deus ".
Domínio sobre o Pastor
"Por mais que o Senhor tem o domínio sobre o pastor eo pastor sobre seus apóstolos e dos apóstolos sobre todas as gerações da Etiópia, então o Senhor, nosso Deus, administrar p 31. ao pastor eo pastor aos seus apóstolos e os apóstolos para todas as crianças da Etiópia.
"Ai de um apóstolo que é ungido para administrar a lei e negligência ou negá-lo. Verdade ele deve ser expulso ea mão do Senhor veio sobre ele com tristeza e desgraça.
"Ai daqueles que vos diz que não vai estar unidos, nem me siga o pastor, eles serão como ovelhas sem pastor apenas para ser destruído pelo lobo do campo.
"Ai daqueles que vos diz que eu não ouvir a voz do pastor, mas seguir o caminho da maioria, pois a maioria o Espírito do Senhor não será encontrado.
"Ai daqueles que vos diz que não vai adorar na casa do Senhor subsidiária para a casa de Athlyi".
Purificação
"Por mais que a casa de Athlyi é fundada pelo Espírito Santo para purificar as crianças da Etiópia e para administrar a santa lei ordenou a eles pelo Senhor Deus de todas as misericórdias, para que, no final, deve ser anunciado o reino de Sua Majestade Divina, pela fé através da consagração de amor, de justiça e pelo p. 32 penhor de lealdade de vida a uma causa prolífico e defensiva para o bem-estar da humanidade.
"Que não menos importante ou o maior dos filhos dar ouvidos à palavra do pastor da mesma, por meio da boca do pastor vem a palavra do Senhor para os adeptos da Lei Sagrada".APRESENTAÇÃO DA LEI
E aconteceu que o poderoso anjo vestido em quatro cores desceu entre o grande exército celestial.
Quando o Athlyi viu o anjo descendo temia com muito medo e se escondeu atrás da raiz de uma árvore.
Mas o anjo do Senhor veio sobre ele e disse. ", Athlyi, vem para fora porque o Senhor te fez pastor de seus filhos ungidos da Etiópia."
E Athlyi respondeu dizendo: "Quem és tu?" "Eu sou Douglas, um mensageiro do Senhor", respondeu o anjo. "Eu fui enviado para te robe e dar em tuas mãos e no teu cuidado artigos do Senhor."
Em verdade, nenhum homem deve tirar o que o Senhor dá, pois a palavra do Senhor, que é Deus, não virá a qualquer senão aquele que é nomeado pelo Padre.
p. 34
Athlyi Robed
O anjo do Senhor vestida Athlyi em quatro cores e ordenou-lhe que estenda a sua mão direita eo mensageiro apresentado em sua mão direita uma equipe e em sua mão esquerda a Santa Lei, dizendo: "Ide e administrar esta Lei através de teus apóstolos ao . crianças da Etiópia e comandá-los a subir a partir dos pés de seus opressores Grande é a penalidade se houver qualquer falha de sua parte para entregar a Lei, a mão do Senhor virá sobre ti com horror e tu se arrepender do dia ye nasceu. "
O anjo do Senhor hesitou, então disse a Athlyi "Juro diante do Senhor Deus que tu queres administrar a Lei aos filhos", então Athlyi ergueu os olhos para o céu e disse: "O céu ea terra são testemunhas de minha palavra, eu vontade ".
Em seguida, o mensageiro do Senhor tocou Athlyi em seu peito esquerdo com o primeiro dedo da mão direita, dizendo: "Sê corajoso", em seguida, desapareceu com a presença do pastor.
CAPÍTULO 3
LEI SANTO DE DEUS PARA OS FILHOS DA ETIÓPIA
Grandes e variadas são as bênçãos derramadas sobre nós as crianças oprimidas da Etiópia, por Sua Majestade Divina, Senhor Deus Todo-Poderoso, o Rei de todas as misericórdias, quando por sua santíssima comando de Sua divina majestade, Cristo, o Príncipe do Reino Celestial, desceu e ungido nós para que possamos estar preparados para receber esses homens nobres, servos de Deus e redentores de posterities da Etiópia. Sua honra, Marcus Garvey e colega, sua santidade o pastor Athlyi, supremo ministro de Santa Lei de Deus para as crianças da Etiópia, podemos demonstrar gratidão ao nosso Deus, por ser submisso a seus ensinamentos através desses seus humildes servos, e submetendo-nos em obediência a Sua santa lei que nós, um povo sofrido pode colher o seu fruto.
Quando como era a intenção dos outros para nos manter sempre na escuridão, por nossa fidelidade à Lei vamos a tempo de provar as nações que Deus não abandonou Etiópia.
p. 36
O Santos Mandamentos
Eu
Amar-vos uns aos outros, ó filhos de Etiópia, para que nenhum outro caminho pode amais o Senhor vosso Deus.
II
Sê industriosos, econômico e fecundo, ó descendentes da Etiópia, para que nenhum outro caminho pode vos mostrar gratidão ao Senhor, teu Deus, pelas muitas bênçãos que tem derramado sobre a terra livre para toda a humanidade.
III
Que vos concretizada e sempre unidos, pelo poder da unidade vos exigir o respeito das nações.
IV
Trabalhar de bom grado vos com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças para aliviar o sofrimento e oprimidos humanidade, pois de nenhuma outra maneira podeis prestar serviço integral para o Senhor teu Deus.
V
Sê limpo e agradável, ó geração da Etiópia, pois tu és ungido, além disso os anjos do Senhor habita em ti.
p. 37
VI
Sê pontual, honesto e verdadeiro que vocês ganham sabor aos olhos do Senhor vosso Deus, e que o seu caminho seja próspero.
VII
Deixe as pessoas não tirar aquilo que o Senhor teu Deus te dá, porque o Senhor deve saber disso e se vos dizer que alguém tem tomado dele, vós em nenhuma punição fuga sábio, porque ele que morre em retirada de seu inimigo Senhor não por inocente, mas um povo que morre em busca de seu inimigo para a proteção daquilo que o Senhor Deus lhes dá, esse receberá galardão no reino de seu pai.
VIII
Tu, primeiro curar a ferida do teu irmão e corrigir os erros na tua própria casa antes de vós pode ver a ferida no corpo de seu amigo, ou o erro na casa do teu próximo.
IX
Ó geração da Etiópia, e não derramar o sangue de teu próprio para o bem-estar de outras pessoas para tal é o caminho para a destruição e desprezo.
X
Não vos contente na vinha ou casa dos outros, porque não sabeis o dia nem a hora em que a negação se manifestar, preparai-vos p. 38 sim para vós uma fundação, para que nenhum outro caminho pode manifestar o amor do homem para os descendentes do útero.
XI
Athlyi, Athlyi, ó pastor da santa lei e das crianças da Etiópia, estabelecer-vos na lei um templo santo para o Senhor, de acordo com o teu nome e haverá todas as crianças da Etiópia adorar o Senhor seu Deus, e não deve o apóstolos do pastor administrar a lei e receber promessas mesma e concretizar dentro da lei. Em verdade, o que se concretiza dentro da lei deve ser um seguidor e um defensor do mesmo, mais, ao longo das gerações nascidas daquele que é concretizam dentro da lei também são da lei.
XII
Ó geração da Etiópia, não terás outro Deus senão o Criador do Céu e da Terra e as coisas da mesma. Cantai louvores e gritar Hosana ao Senhor, teu Deus, enquanto que para uma fundação vós sacrifício na terra de Sua Majestade Divina o Senhor nosso Deus em seis dias criou. o céu ea terra e descansou no sétimo; vós também santificar o sétimo dia, pois é abençoado pelo Senhor, por isso neste dia tu farás nenhuma obra ou qualquer dentro das tuas portas.
p. 39
A oração do pastor por Athlyi
O Deus da Etiópia, a tua divina majestade, teu espírito entrar em nossos corações, para habitar no caminho da justiça, levam-nos, ajuda-nos a perdoar para que sejamos perdoados, ensina-nos o amor ea lealdade na terra como no céu, dotar-nos com sabedoria e entendimento para fazer a tua vontade, a tua bênção para nós que a fome ser saciados, os nus vestidos, os doentes nutridos, os idosos protegidos e as crianças cuidadas. Livrai-nos das mãos de nossos inimigos que nós revelar-se útil, em seguida, no último dia, quando a vida é o 'er, nossos corpos na argila, ou nas profundezas do mar, ou na barriga de uma besta, ó dar o nosso almas um lugar no teu reino para sempre e para sempre. Amen.A Lei pregada
Agora, no ano de 1917 AD, pastor Athlyi primeiro foi sobre a cidade de Newark, New Jersey, EUA, dizendo da Lei e pregando concretation dizer, eu venho não só para batizar, mas para concretizar o resgate da humanidade sofredora, pois em verdade Digo-vos, buscai primeiro vos justiça para com os homens e todas as coisas vos serão acrescentadas a vós, até o reino de Deus.
Veio-lhe muitos para ser concretizada e ele concretiza-los com água, homens e mulheres. E os nomes de suas estrelas foram: Rev. JH Harris, Irmã RJ Hamilton, o irmão J. Reid, Rev. e Sra. J. Barber, irmão CC Harris, Irmã Leila Best, Irmã Thurston, o irmão H. Pope, Rev. e Sra. Flanagan, o irmão Charles McLaurin, Irmã Letica Johnson, o irmão ea irmã Adam caro, o irmão ea irmã WD Sullivan, irmã Sarah Johnson, o irmão GW Roberts, Rev. JJ torres, Rev. AJ Verde, Rev. W. Barclift, Irmã Bertha Johnson, Sua santidade, a pastora Miriam 1 , Sua Santidade o p. 40 Shepherdmiss Muriel 2 , o irmão FL Redd. Estes são aqueles que seguiram o pastor de lugar para lugar.
E aconteceu que sua santidade, o pastor, viajou para Springfield, Massachusetts, EUA, ali concretizada com a água, e os nomes de suas estrelas que o seguiram ao redor foram: Irmã Sylvie Randall, o irmão ea irmã Eugene Kitchen, irmão e Irmã Joseph Rutherford, Rev. RG Gaines, o irmão J. Quando, Irmã Ellen Frazier, Irmã Minnieolo Walker, Irmã MA Bryant, Irene Chambers, E. Dempsey. De lá, ele viajou por toda a América do Sul e Índias Ocidentais, a pregação da lei e concretation pela água para o bem da humanidade sofredora.
Além disso, no ano de 1919 Athlyi, depois que ele foi ungido pastor, desfilaram pelas ruas de Newark com uma série de negros, protegido por andar oficiais da cidade e acompanhado por um Exército da Salvação carregando faixas, proclamando um feriado universal para negros e predição de sua independência industrial e nacional.


Compartilhe nas redes:   






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...